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UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

INSTITUTO DE FÍSICA

Declaração

Disciplina: Psicologia da Educação I
Código: FEE0235
Unidade: FE
CHT: 64h
Núcleo: Específico

Ementa

Introdução ao estudo da Psicologia: fundamentos históricos e epistemológicos; a relação Psicologia e Educação. Abordagens teóricas: comportamental e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem.

Bibliografia Básica

BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva.
D’ANDREA, F. F. Desenvolvimento da Personalidade: Enfoque Psicodinâmico. São Paulo: Difel: Bertrand Brasil.
GOULART, I. B. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos e Aplicações à Prática Pedagógica. Petrópolis: Vozes.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: EPU.

Bibliografia Complementar

FREUD, S. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record.
KUPFER, M. C. M. Freud e a Educação: O Mestre do Impossível. São Paulo: Scipione.
MATTOS, M. A. Análise das contingências no aprender e no ensinar. In: Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez.
ROUDINESCO, E. Por Que a Psicanálise? Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes.
SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Massanori Vilela Utino, Secretário, em 16/11/2021, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23070.061210/2021-89 SEI nº 2490926