Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

INSTITUTO DE FÍSICA

Declaração

Disciplina: Prática de Ensino III
Código: IFI0188
Unidade: IF
CHT: 64h
Núcleo: Específico

Ementa

Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). História e Filosofia da Ciência no ensino de Física. Popularização da Ciência no ensino formal e não-formal. A História e cultura afro-brasileira. Divulgação Científica, Centros e Museus de Ciências. Apresentação de seminários de artigos de divulgação científica. Elaboração e apresentação de aulas simuladas de conteúdos de Física III.

Bibliografia Básica

1. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física I: mecânica, v. 1. São Paulo: Addison Wesley.
2. _____. Física II: termodinâmica e ondas, v. 2. São Paulo: Addison Wesley.
3. _____. Física III: eletromagnetismo, v. 3. São Paulo: Addison Wesley.
4. _____. Física IV: óptica e física moderna, v. 4. São Paulo: Addison Wesley.
5. AULER, D. Alfabetização Científico-Tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 05, nº 1, 2003. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio >. Acesso em: 06 jun. 2014.
6. GRUZMAN, C.; SIQUEIRA, V. H. F. de. O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 6, n. 2, p. 402-423, 2008. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/REEC/portugues/REEC_pres_po.htm>. Acesso em: 06 jun. 2014.
7. MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica>. Acesso em: 06 jun. 2014.

Bibliografia Complementar

1. AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 03, nº 1, 2001. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio >. Acesso em: 06 jun. 2014.
2. PENA, F. L. A.; RIBEIRO FILHO, A. O uso didático da História da Ciência após a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas publicados em periódicos nacionais especializados em Ensino de Física (2000-2006). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1: p. 48-65, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica>. Acesso em: 06 jun. 2014.
3. QUEIRÓZ, G.; KRAPAS, S.; VALENTE, M. E., DAVID, E.; DAMAS, E., FREIRE, F.. Construindo saberes da mediação na Educação em Museus de Ciências: o caso dos mediadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins / Brasil. Atas do I Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Educação em Ciências, Burgos, Espanha, 2002.
4. RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D.. Ensino de Física e formação do espírito crítico: reflexões sobre o papel da Divulgação Científica. Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Curitiba, 2008. Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/atas/resumos/T0102-2.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2014.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Massanori Vilela Utino, Secretário, em 16/11/2021, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufg.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2490917 e o código CRC 8B540356.




Referência: Processo nº 23070.061210/2021-89 SEI nº 2490917