Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

INSTITUTO DE FÍSICA

Declaração

Disciplina: Prática de Ensino II
Código: IFI0187
Unidade: IF
CHT: 64h
Núcleo: Específico

Ementa

Avaliação da aprendizagem em Física: discussão teórica e construção de instrumentos de avaliação. Inclusão Social de alunos com necessidades especiais: conceituação e preparação de recursos didáticos. Educação das relações étnico-raciais. Estratégias de resolução de problemas de Física. Elaboração e apresentação de aulas simuladas, envolvendo competências e habilidades como técnica de Planejamento Escolar.

Bibliografia Básica

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: Mito e Desafio – Uma Perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Mediação.
_____. Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-Escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez.
MORETTO, V. P. Prova: Um Momento Privilegiado de Estudo, Não um Acerto de Contas. Rio de Janeiro: DP&A.
VILLAS BOAS, B. M. F. Portfólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). Campinas: Papirus.
SKLIAR, C. A Surdez: Um Olhar Sobre as Diferenças. Porto Alegre: Mediação.
PADILHA, A. M. L. Práticas Pedagógicas na Educação Especial: A Capacidade de Significar o Mundo e a Inserção Cultural do Deficiente Mental. Campinas: Autores Associados.

Bibliografia Complementar

CHAVES, S. M. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental: Realidade e Possibilidades. (Dissertação de Mestrado). Goiânia, UFG, 1992.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: Concepção Dialética - Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad.
CAMARGO, E. P. Ensino de Óptica para Alunos Cegos: Possibilidades. Curitiba: CRV.
CAMARGO, E. P.; SILVA, D. O ensino de Física no contexto da deficiência visual: análise de uma atividade estruturada sobre um evento sonoro - posição de encontro de dois móveis. In: Ciência e Educação, v. 12, n. 2, p. 155-169, 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313>. Acesso em: 02 jun. 2014.
CAMARGO, E. P.; NARDI, R. Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de Eletromagnetismo para alunos com deficiência visual. In: Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 55-69, 2007. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/>. Acesso em: 02 jun. 2014.
CAMARGO, E. P.; NARDI, R.; CORREIA, J. N. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-18, 2010. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec>. Acesso em: 02 jun. 2014.
LOURENÇO, É. Conceitos e Práticas para Refletir Sobre a Educação Inclusiva. Ouro Preto: UFOP.
SANTOS, M. P.; PAULINO, M. M. Inclusão em Educação: Culturas, Políticas E Práticas. São Paulo: Cortez.
BEYER, H. O. Inclusão e Avaliação na Escola: De Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Porto Alegre: Mediação.
MARTÍNEZ, A. M.; TACCA, M. C. V. R. Possibilidades de Aprendizagem: Ações Pedagógicas para Alunos com Dificuldade e Deficiência. Campinas: Alínea.
SANT'ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. In: Psicologia em Estudo, v. 10, nº 2, agosto, 2005, p. 227-234: Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122083009>.


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Referência: Processo nº 23070.061210/2021-89 SEI nº 2490916