UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE FÍSICA
Declaração
Disciplina: Estágio IV
Código: IFI0039
Unidade: IF
CHT: 112h
Núcleo: Específico
Ementa
Preparação e exercício da atividade didático-pedagógica por meio de aulas de Física ministradas em uma escola da Educação Básica. Tratamento de dados qualitativos: Análise de Discurso e de Conteúdo. Elementos de Redação Científica. Implementação do Projeto de Ensino e Pesquisa: execução da proposta de ensino e pesquisa na escola-campo. Relatório Final de Estágio. Apresentação do Relatório Final de Estágio em um evento acadêmico.
Bibliografia Básica
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed.
VOLPATO, G. L.. Bases Teóricas para Redação Científica. Cultura Acadêmica Editora. 2011.
Bibliografia Complementar
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis (RJ): Vozes.
MOREIRA, M. A. Metodologia de Pesquisa em Ensino. São Paulo: LF Editorial, 2011.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CRESWELL, J. W.. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. ARTMED. 2010.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed.
| Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Massanori Vilela Utino, Secretário, em 16/11/2021, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufg.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2490882 e o código CRC 565BE15B. |
Referência: Processo nº 23070.061210/2021-89 | SEI nº 2490882 |