Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

INSTITUTO DE FÍSICA

Declaração

Disciplina: Estágio II
Código: IFI0037
Unidade: IF
CHT: 96h
Núcleo: Específico

Ementa

Execução do Projeto de Investigação Simplificado (PIS) elaborado no Estágio Supervisionado I. Preparação e exercício da atividade didático-pedagógica por meio de aulas de Física ministradas em uma escola da Educação Básica. Apresentação e análise dos Projetos de Investigação Simplificado (PIS) e dos Projetos de Investigação Coletiva (PIC) do professor supervisor em um evento acadêmico. Reelaboração dos PIS e dos PIC. Relatório Investigativo de Estágio Supervisionado II (RIES II).

Bibliografia Básica

CONTRERAS, J. Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez.
PIETROCOLA, M. Ensino de Física: Conteúdo, Metodologia em uma Concepção Integradora. Florianópolis: UFSC.
ZABALA, A. A prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMES, A. I. P. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed.

Bibliografia Complementar

ANGROSINO, M. V. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Bookman.
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto.
BOURDIEU, P. Os Usos Sociais da Ciência: Por uma Sociologia Clínica do Campo Científico. São Paulo: UNESP.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do Trabalho Docente: Professor(a), Pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras.
GIROUX, H. A. Os Professores como intelectuais: Rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.
PEREIRA, J. E. D.; ZEICHNER K. M. A Pesquisa na Formação e no Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes.
MORGENBESSER, S. Filosofia da Ciência. São Paulo: Cultrix.
MORTIMER, E. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: UFMG.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: Do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico. Porto Alegre: Artmed.
BELLUCCO, A. Ensinando quantidade de movimento: como conciliar o tempo restrito com as atividades de ensino investigativas na sala de aula? In: Ciência em Tela, v. 5, p. 1, 2012. Disponível em: < http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume5/1/sala_de_aula1.html>. Acesso em: 06 jun. 2014.
MOREIRA, M. A. O professor-pesquisador como instrumento de melhoria do Ensino de Ciências. In: Em Aberto, n. 40, p. 43-54, 1989. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto>. Acesso em: 06 jun. 2014.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Massanori Vilela Utino, Secretário, em 16/11/2021, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23070.061210/2021-89 SEI nº 2490880