UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE FÍSICA
Declaração
Disciplina: Didática para Ensino de Física
Código: IFI0018
Unidade: IF
CHT: 64h
Núcleo: Específico
Ementa
Pressupostos fundamentais da Didática das Ciências. Enfoques teóricos de Ensino de Física. Legislação Educacional e Orientações Curriculares, Planejamento Escolar (ensino, aprendizagem e avaliação). Aspectos formativos da Docência.
Bibliografia Básica
PIETROCOLA, M. Ensino de Física: Conteúdo, Metodologia em uma Concepção Integradora. Florianópolis: UFSC.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez.
HENRY, J. A Revolução Científica e as Origens da Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Zahar.
EINSTEIN, A.; INFELD, L. A Evolução da Física. Rio de Janeiro: Zahar.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed.
Bibliografia Complementar
ASTOLFI, J. P.; DELEVAY, M. A Didática das Ciências. Campinas: Papirus.
BRONOWSKI, J. Um Sentido do Futuro. Brasília: UnB.
BUNGE, M. Teoria e Realidade. São Paulo: Perspectiva.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. São Paulo: Cortez Editora.
COHEN, B. I. O Nascimento de uma Nova Física. São Paulo: Edart.
KOYRÉ, A. Estudos de História do Pensamento Científico. Brasília: UnB.
MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: UFMG.
NÉRICI, I. G. Introdução à Didática Geral. São Paulo: Atlas.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: Do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico. Porto Alegre: Artmed.
ROSMORDUC, J. Uma História da Física e da Química: De Tales a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?id=12598:publicacoes&option=com_content&view=article>. Acesso em: 02 jun. 2014.
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CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino de ciências: um repensar epistemológico. In: Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313>. Acesso em: 02 jun. 2014.
FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? In: Investigações em Ensino de Ciências. v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/ienci/>. Acesso em: 02 jun. 2014.
GIL-PEREZ, D.; MONTORO, I. F.; CARRASCOSA, J. A.; CACHAPÚZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. In: Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313>. Acesso em: 02 jun. 2014.
LINHARES, M. P.; REIS, E. M. Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física. In: Ciência & Educação, v. 14, n. 3, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313>. Acesso em: 02 jun. 2014.
MEDEIROS, A.; BEZERRA FILHO, S. A natureza da ciência e a instrumentação para o ensino da física. In: Ciência & Educação, v.6, n. 2, p. 107-117, 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313>. Acesso em: 02 jun. 2014.
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? In: Investigações em ensino de ciências, v. 1, n.1, abril, 1996. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/ienci/>. Acesso em: 02 jun. 2014.
VILLANI, A. Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia. In: Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 169-181, 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313>. Acesso em: 02 jun. 2014.
| Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Massanori Vilela Utino, Secretário, em 16/11/2021, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
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Referência: Processo nº 23070.061210/2021-89 | SEI nº 2490878 |